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Evasão e Gestão da Permanência de Alunos em Instituições de Ensino Superior PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Sex, 15 de Março de 2013 11:18

 

Ações para evitar a evasão

A evasão é um dos maiores problemas da educação brasileira. O prejuízo financeiro de instituições públicas e privadas por causa da evasão é algo inconcebível para um sistema que apresenta sinais claros de expansão do número de matrículas. Por que perdemos tantos alunos?

A evasão, sob a ótica da gestão de uma IES, pode ser medida também pela soma de alunos que se transferiram para outras instituições concorrentes. Como evitar a transferência de alunos para outras instituições? Como evitar o cancelamento de matrículas ou o simples abandono do curso?

No ensino superior ainda não se desenvolveu uma cultura voltada para evitar a evasão. O que temos são propostas para calcular a evasão que já ocorreu, ou seja, fato consumado.

Esse Curso propõe medidas para transformar a gestão retroativa, a que calcula quantos alunos saíram, em uma gestão proativa, a que indica previamente os grupos de alunos que apresentam características e comportamentos próprios de alunos que evadem e, por essa razão, devem ser assistidos antes que o fato (a evasão) ocorra. Serve também para desmistificar velhas crenças, como a de que a questão financeira é a única razão para a evasão de alunos, mas principalmente, serve para que os participantes possam conhecer e desenvolver ações objetivas, palpáveis, voltadas para evitar a evasão e que possam ser implantadas em suas respectivas instituições de ensino superior.

O Curso indicará também um modelo para implantar a gestão da permanência de alunos em IES.

 

OBJETIVO

Aprofundamentos sobre como pensar e implantar ações proativas, voltadas para evitar a evasão em IES; como melhorar a qualidade dos serviços prestados aos acadêmicos, e; como desenvolver na IES a cultura do relacionamento com os discentes.

 

PÚBLICO-ALVO

Presidentes / Diretores de Mantenedoras; Reitores; Pró-Reitores; Diretores; Gerentes; Coordenadores e demais profissionais que atuam diretamente na gestão de instituições de ensino superior.

 

DATA

O curso será realizado no dia 26 de março de 2013

 

Carga horária

8 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Primeira atividade: Exposição e debates quanto aos fundamentos necessários para a implantação da gestão da permanência em uma IES. (8 às 12 horas).

Evasão e gestão da permanência: Diferenças e implicações nos resultados das IES. As principais causas da evasão. Interferindo no fenômeno da evasão em uma IES.

Aspectos fundamentais da gestão da permanência: conceitos chave; estrutura organizacional; limitações da curva de influência; o que funciona e o que é mito; os maiores desafios; a constituição de uma equipe e os processos de sensibilização necessários para iniciar o trabalho; ações para buscar a integração com, a gestão financeira, o marketing, a secretaria acadêmica, a CPA, as coordenações de cursos e os NDEs, os sistemas de informações acadêmicas, o setor de estágios, o núcleo pedagógico, a pesquisa e a extensão, dentre outras unidades de gestão. A equação de valor para os gestores de serviços educacionais e a cultura organizacional apropriada para a permanência de alunos.

Segunda atividade: Orientações para a elaboração / desenvolvimento de um projeto para a implantação da gestão da permanência na IES. (14 às 18 horas).

Onze ações institucionais voltadas para evitar a evasão. Quatro dimensões para o desenvolvimento de indicadores concretos para a gestão da permanência. A gestão proativa por meio dos níveis e dos indicadores de risco à permanência (agindo antes que a evasão ocorra). Oito ações objetivas para o acompanhamento dos novos estudantes ao longo do primeiro ano de estudos. Cinco pressupostos para iniciar a gestão da permanência, considerando a realidade das IES brasileiras.

Gestão da permanência passo a passo: o diagnóstico da evasão e a elaboração de planos de desempenho por meio de ciclos de retenção.

Debates sobre as propostas elaboradas / apresentadas.

 

PROFESSOR

 

Wille Muriel: Diretor da Carta Consulta. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação e Competitividade em IES do MBA Administração Acadêmica e Universitária. Assessor para a retenção de alunos em organizações educacionais. Professor do Programa para Capacitação de Coordenadores de Curso; Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior.

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O curso será realizado em Belo Horizonte/MG, no salão de eventos do hotel San Diego Suites, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1.181, Lourdes, telefone (31) 3339-3000.

 

INVESTIMENTO

O Investimento para este curso é de R$ 1.854,00 (um mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais).

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pela central de reservas (0800 607 2011 | (31) 3524-5599 | 4007-1802). Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.hoteisarco.com.br/pt/ht_sandiego_bh.php

No valor da inscrição estão incluídos: material, coffee break e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.

A Carta Consulta reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.

Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.

 

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